Neuseli Marino Lamari é fisioterapeuta há 44 anos, com mestrado, doutorado e Livre Docência em Hipermobilidade Articular; é pós graduada em Perícia Judicial e professora universitária, que atua no complexo FAMERP/FUNFARME há 41 anos, junto ao curso de graduação em medicina e aos Programas de Residência Multiprofissional na qualidade de tutora; implantou em 2015 o primeiro e único Ambulatório de Hipermobilidade e Síndromes de Ehlers-Danlos – SUS – FUNFARME, sendo responsável técnica pelo mesmo, dentre outras.
Nessa linha de trabalho, a Dra Neuseli desenvolveu vários projetos de pesquisa, que dentre eles, destaca-se o que teve início em 1990, com 1120 crianças da rede de educação pré escolar e seus familiares, que evoluiu para sua Tese de Mestrado, tendo como orientadora a Profa Dra Marileila Varella Garcia – Universidade de Denver – EUA, o artigo foi publicado numa revista científica internacional de alto impacto. Nesta pesquisa a Dra Neuseli apontou a necessidade de adequações do método de Beighton por idade. Em 2017 o método de Beighton passou por adequações considerando-se a faixa etária. Em 2024, este mesmo artigo foi selecionado com outros 36, dentre 523 artigos de hipermobilidade exclusivamente com crianças. Fato de destaque para o Brasil no cenário mundial.
É autora do livro “HYPERMOBILITY IN MEDICAL PRACTICE”, juntamente com Prof Dr Peter Beighton (médico geneticista da Universidade do Cabo – África do Sul), o qual é autor do método utilizado até então para a avaliação da Hipermobilidade Articular Generalizada (1973) nas pesquisas e na prática clínica diária. A editora SPRINGER NATURE, a número 1 do mundo, que editou e publicou o livro, que está disponível na AMAZON.
A Dra Neuseli também foi entrevista pelo Programa FANTÁSTICO de TV (Rede Globo) por duas vezes sobre a temática Hipermobilidade e Síndromes de Ehlers-Danlos e citada entre as referências mundiais em dois diferentes livros internacionais.
É proprietária da Clínica Lamari há 42 anos, assim como o filho Prof Dr Mateus Marino Lamari, que é fisioterapeuta, graduado pela Universidade Estadual de Londrina – UEL em 2012. Hoje é Mestre e Doutor em Hipermobilidade Articular e condições relacionadas, com destaque para as atividades físicas / esportes, além de outras três Pós Graduações. A Clínica Lamari existe há 42 anos e atende os vários estados brasileiros, Distrito Federal e mais de 20 países.
Dr Mateus Lamari é preceptor nas atividades Ensino em Serviço junto aos Programas de Pós Graduação Lato Sensu (Programas de Residência e Aprimoramento) no Hospital de Base da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FUNFARME). Recebeu várias premiações de destaque pelo diferencial de suas atuações, com menções honrosas pelos trabalhos desenvolvidos.
Dra Neuseli e Dr Mateus Lamari são idealizadores e coordenadores dos Congressos Internacionais de Hipermobilidade e Síndromes de Ehlres-Danlos desde 2013, que em 2025 acontecerá de 16 a 18 de Maio, com palestrantes de maior destaque no cenário mundial das manifestações relacionadas à Hipermobilidade Articular.
Dra Neuseli e Dr Mateus Lamari também são autores de vários artigos internacionais e nacionais, bem como de muitas pesquisas científicas. Vale ressaltar uma destas pesquisas em que analisaram 1749 crianças com ênfase em Hipermobilidade, miopia, dor e outas afecções musculoesqueléticas e extraesqueléticas. Uma outra pesquisa com 482 pacientes, de 1 a 76 anos de idade, oriundos de 21 estados e Distrito Federal, caracterizou o Brasil em diferentes faixas etárias. Essa pesquisa foi Tese de Doutorado de Mateus Lamari e chamou a atenção do Prof Dr Peter Beighton, o qual relatou que o Dr Mateus Lamari desenvolveu um grande material que renderia publicações por aproximadamente 10 anos e, certamente, contribuirá para caracterizar epidemiologicamente e clinicamente pessoas com hipermobilidade articular e as manifestações relacionadas na população brasileira.
Dr Mateus Lamari é Pós-Graduado em Preceptoria pelo Hospital Sírio-Libanês, Pós-Graduado em Fisioterapia e Ergonomia pela FAMERP e Pós-Graduado em Reabilitação Física pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto – FAMERP. Ele é também professor de Graduação em Fisioterapia da UNILAGO e professor convidado da FAMERP na graduação em Medicina.
Juntos proporcionam um diferencial à clínica com reconhecimento nacional e internacional.